Resenha do livro “Marilyn Monroe o mito”

Comecei a escrever essa resenha e mais um post sobre Marilyn Monroe, quando pesquisando no Google, me dei conta de que hoje (5 de agosto) é aniversario de morte dela. Aí, abri o Instagram, desço o feed dos populares e vejo uma foto desse livro. Clico na foto, e na bio do perfil há uma frase sobre ela escrita por alguém de nome “Lauren”. Coincidências…

 

Marilyn Monroe o mito” é um livro sobre o último ensaio fotográfico de Marilyn, antes de sua trágica morte (leia “assassinato”).

Apesar de curto, pois contém mais fotografia que texto, o livro faz você entrar numa viagem. O narrador, que é o próprio fotógrafo de Marilyn, conta detalhadamente como foi estar cara a cara com a estrela e durante a leitura a gente vai entrando na “pele” dele! Da pra sentir a ansiedade da espera, a euforia do encontro, a paixão que ela devia despertar nas pessoas.

A gente não só consegue sentir o que ele sentiu, como também consegue captar muito da própria Marilyn, por meio das palavras dele.

Confesso que eu esperava muito menos desse livro!  Achava que seria só um livro de fotos com mais do mesmo, mas como sou super fã dela, peguei mesmo assim (emprestado na Biblioteca Publica de Niterói).

Mas quando terminei de ler (em cerca de uma hora) eu fiquei apaixonada!

Que mulher deslumbrante era Marilyn!

Uma deusa mesmo, capaz de arriar qualquer homem e de encantar as mulheres. Não é atoa que até hoje, mais de meio século após a sua morte, ela continua tão presente e atual.

Eu fiquei pensando no fotógrafo, o Bert, em como deve ter ficado a cabeça dele!  Como deve ter sido “difícil” fotografar Marilyn, não só por seu um símbolo sexual na época, mas por tudo que a figura dela representava: era a mulher mais desejada do mundo, a mais sexy, a mais linda, a mais cobiçada; a grande estrela da época, ali, nua, entregue…

E imagina ter sido o último a fotografa-la! Como ele deve ter ficado sobre isso?!
Eu acho que a vida desse homem nunca mais deve ter sido a mesma.

Sobre as fotos, são lindas, de ótima qualidade, daquelas que se vê até os poros! Da pra ver cada detalhe daquele rosto lindo! 😍

  Além disso, o livro tem um texto como uma oração para ela, e tem as especificações técnicas das fotos.

A parte de introdução eu não curti muito, primeiro porque fala sobre o lado triste dela, que eu prefiro sempre não pensar sobre, e segundo, porque trata sua morte como suicidio, coisa que nunca foi provada e que, inclusive, tem sido contestada diante do parecer até do próprio legista.

Enfim, leitura recomendadíssima não só para os fãs, mas também aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a musa.

A leitura é rápida, agradável e as fotos são lindas!
É impossível não ler esse livro de uma vez só!